UMUARAMA/PR

A partir do dia 10 de dezembro sistema provisório da Zona Azul retornará

A partir do dia 10 de dezembro sistema provisório da Zona Azul retornará

A ideia é melhorar a mobilidade urbana até que uma nova concessionária seja contratada.

Depois de várias reuniões e consulta aos empresários, a Diretoria de Trânsito (Umutrans), a Procuradoria-Geral do Município e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu) conceberam um sistema provisório para o restabelecimento imediato do estacionamento rotativo (Zona Azul) na cidade, por determinação do prefeito Celso Pozzobom. A ideia é melhorar a mobilidade urbana até que uma nova concessionária seja contratada – o processo licitatório está em andamento.

O sistema temporário, com cartões gratuitos de uso obrigatório, entra em funcionamento no próximo dia 10. Até lá haverá campanhas informativas e de orientação à população. As reuniões decisivas aconteceram nesta semana, entre empresários, direção da Aciu, autoridade de trânsito e a Prefeitura. As regras do sistema provisório estão especificadas no Decreto nº 303/2019, publicado nesta quinta-feira, 28, no diário oficial do município.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

“A sistemática será diferente do modelo antigo e também do novo sistema que a Prefeitura pretende implantar, com o processo licitatório”, explica a procuradora do município, Dra. Carolina Cicote Moreira. Além da gratuidade do cartão, que será distribuído na Umutrans e lojas do comércio, não haverá mais aviso de irregularidade – ou seja, o uso indevido das vagas da Zona Azul será passível de multa conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Sem Concessionária

A falta de rotatividade foi gerada pela rescisão contratual entre o município e a antiga concessionária do serviço, que decorreu de decisão do Tribunal de Justiça do Paraná. Sem a Zona Azul, ficou muito difícil encontrar vagas para estacionar na região central.

Por isso, o prefeito Celso Pozzobom solicitou o apoio da Aciu na implementação de um sistema temporário, mas desde já aplicável, que seja benéfico para os clientes do comércio e toda a população, considerando a proximidade das festividades de Natal e Ano Novo. Neste período, a cidade recebe grande fluxo de visitantes a passeio ou para compras no comércio.

Regras

Conforme o decreto, os novos cartões serão gratuitos e de utilização obrigatória. A distribuição será feita pelo comércio (estabelecimentos credenciados) e na Umutrans. Já a fiscalização será realizada pelos Agentes de Trânsito contratados pelo município, pela Guarda Municipal ou outra autoridade de trânsito. Como não haverá aviso de irregularidade (por impossibilidade jurídica e operacional), responsáveis por veículos que deixarem de utilizar o cartão, excederem o tempo máximo de ocupação da vaga, preencherem o cartão incorretamente ou com rasura estarão sujeitos a multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira, conforme o artigo 181, inciso XVII, do CTB.

O cartão prevê permanência máxima na mesma vaga de duas horas para veículos e quatro horas para motocicletas, com 20 minutos de tolerância ao final da vigência. “Os condutores deverão raspar corretamente no cartão a data e o horário de início da utilização da vaga. Os motociclistas também deve raspar a placa da moto. Serão entregues cinco cartões por dia para os usuários que procurarem os pontos de distribuição”, detalhou a procuradora do município.

Divulgação

A divulgação do sistema rotativo provisório será feita até o próximo dia 9 e no dia 10 a fiscalização será iniciada. “Esta alternativa tem o apoio da Aciu e dos empresários, mas beneficiará a toda a população que utiliza estacionamento na área central de Umuarama. Enquanto isso, estamos avançando com a licitação para contratar uma nova concessionária e implantar o sistema definitivo de cobrança do estacionamento rotativo. O processo está bem adiantado e deve ser finalizado nos próximos meses”, completou Dra. Carolina Cicote Moreira.

O presidente da Aciu, Orlando Santos, ajudou a sanar dúvidas dos empresários e disse que a entidade também buscava uma saída para a falta de vagas, especialmente com a proximidade das festas de fim de ano, que atraem visitantes de toda a região. “Este modelo foi a melhor opção que encontramos, junto com a Prefeitura, para que haja rotatividade de vagas e os consumidores possam estacionar seus carros para realizar as compras de fim de ano”, apontou.

“A população terá cerca de duas semanas para conhecer a nova sistemática do rotativo e contamos com o apoio dos meios de comunicação para uma boa divulgação, a fim de que não haja dúvidas sobre os detalhes do funcionamento provisório da Zona Azul”, completou o dirigente.

Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.

# Veja Também

Homem é preso por furto e mulher por receptação, em Umuarama

Na noite desta segunda-feira (26) por volta das 19h solicitação diretamente aos policiais...

Uopeccan realiza bazar com mercadorias apreendidas pela Receita Federal

O Hospital do Câncer Uopeccan de Umuarama realiza nos dias 06 e 07...

Duas pessoas ficam feridas em acidente na PR-482 em Umuarama

Um grave acidente na manhã desta segunda-feira (26) deixou duas pessoas feridas. A...

Três pessoas são baleadas durante festa, duas morreram

Dois homens, sendo de iniciais V.S.L de 26 anos e A.L.B de 35...

# Mais Notícias

Imigrantes achados mortos em contêiner pensavam que iam para Itália

Os sete imigrantes encontrados mortos dentro de contêiner de fertilizantes em Assunção, no Paraguai, pretendiam chegar a...

Mais de 60% das crianças ainda não foram vacinadas contra a pólio

Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação, no dia 5 de outubro até hoje (26), apenas...

Homem é preso por furto e mulher por receptação, em Umuarama

Na noite desta segunda-feira (26) por volta das 19h solicitação diretamente aos policiais em patrulhamento, cujo solicitante...

Uopeccan realiza bazar com mercadorias apreendidas pela Receita Federal

O Hospital do Câncer Uopeccan de Umuarama realiza nos dias 06 e 07 de novembro, um bazar...