UMUARAMA/PR

Procon alerta consumidores sobre preço abusivo do álcool gel

Procon alerta consumidores sobre preço abusivo do álcool gel

Procon também pediu a atenção do consumidor, um aliado para verificar e denunciar essas abusividades.

O Procon realizou pesquisa de preços de álcool gel 70% em Umuarama e constatou uma grande variação, que pode configurar aumento abusivo nos últimos dias. “Com base em informações extraídas na pesquisa e com denúncias recebidas por este órgão, expedimos termos de investigações preliminares para sete fornecedores, que terão prazo de resposta de 72h”, informou o secretário responsável pelo setor, João Paulo Souza Oliveira.

Decorrido o prazo, o Procon procederá a instauração de processo administrativo, com possibilidade de interdição parcial ou total do estabelecimento, de forma cautelar, em conformidade com o art. 56, X e parágrafo único do Código de Defesa do Consumidor (CDC). “Em caso de verificação de abuso de preço, pedimos que o consumidor compareça ao Procon munido de RG, CPF, comprovante de residência e nota fiscal de aquisição do produto para protocolar sua reclamação”, acrescentou o secretário.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As reclamações também poderão ser registradas através do site www.procon.pr.gov.br, no link “Abusos no preço do álcool gel 70% – Denuncie aqui”. João Paulo informou que o procedimento de investigação pode apontar responsabilidades também para fornecedores. “Caso o comércio esteja aplicando margem de lucro aceitável sobre os produtos, o aumento abusivo nos preços pode recair sobre os fornecedores/ distrbuidores”, explicou.

O chefe do Procon Municipal também pediu a atenção do consumidor, um aliado para verificar e denunciar essas abusividades. “Ao adquirir o álcool gel, ou qualquer outro produto, e perceber aumento abusivo, o consumidor deve registrar o preço com foto de celular ou nota fiscal e denunciar ao Procon”, orientou João paulo.

Rotulagem

Outra orientação do Procon Municipal é que os consumidores evitem adquirir e usar álcool gel de fabricação caseira, sem rotulagem. Além de estimular a ‘pirataria’ a pessoa que utilizar esses produtos está colocando a própria saúde em risco, pois não há garantias e nem forma de acionar os responsáveis se houver algum problema decorrente da utilização. Portanto, é importante adquirir apenas produtos certificados e rotulados.

Comercializar álcool gel caseiro, produzido sem inspeção sanitária, pode ser considerado crime contra as relações de consumo, conforme o artigo 7º da lei federal 8.137/1990. A pena é detenção de dois a cinco anos, ou multa. O consumidor deve atentar, ainda, para o tipo de álcool gel que está adquirindo, pois há no mercado três tipos diferentes de produtos – destinados a limpeza, cosmética e uso medicinal.

O órgão recebe reclamações por e-mail (procon@umuarama.pr.gov.br) . O telefone do Procon é (44) 3621-5600 e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Outra opção é o Procon Estadual (www.procon.pr.gov.br).

Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.

# Veja Também

Três pessoas são baleadas durante festa, duas morreram

Dois homens, sendo de iniciais V.S.L de 26 anos e A.L.B de 35...

Sanepar retoma 100% da produção de água em Umuarama

A Sanepar informa que o conserto da adutora foi concluído na madrugada desta...

Mulher é presa por tráfico de drogas e receptação em Umuarama

Na tarde desta quinta-feira (22) policiais do 25º Batalhão se deslocaram na Rua...

Candidatos a prefeito apresentam suas propostas na Aciu

Os quatro postulantes à chefia do Executivo visitaram a Associação Comercial, Industrial e...

# Mais Notícias

Três pessoas são baleadas durante festa, duas morreram

Dois homens, sendo de iniciais V.S.L de 26 anos e A.L.B de 35 anos, foram mortos a...

Mano Walter lança clipe da inédita “Vai Galopando” nesta sexta (23)

Precursor em enaltecer a figura do homem do interior ao trazer o tema das vaquejadas para suas...

Cleber & Cauan lança o clipe da música “Viajante de Corações”

Cleber & Cauan apresentam nesta sexta-feira (23), pela Som Livre, o clipe da faixa "Viajante de Corações", lançada no...

‘Enquanto a Cidade Dorme’ novo clipe da banda Veja Luz; veja aqui

A banda Veja Luz foi às ruas, na noite paulistana, para gravar as cenas do vídeo clipe...