UMUARAMA/PR

Umuarama não terá estacionamento rotativo provisório no final do ano

Umuarama não terá estacionamento rotativo provisório no final do ano

Decisão foi comunicada pelo prefeito Celso Pozzobom na tarde desta terça-feira (10).

A Prefeitura de Umuarama decidiu não implantar o estacionamento rotativo provisório neste final de ano. A decisão foi comunicada pelo prefeito Celso Pozzobom na tarde desta terça-feira, 10. Conforme o prefeito, o modelo foi pensado no intuito de restabelecer a rotatividade no uso das vagas de estacionamento para auxiliar o comércio local e atender melhor aos consumidores, que nesta época vão às lojas adquirir os presentes de Natal. 

Porém, a proposta encontrou resistência de vereadores e outros segmentos, especialmente por conta da impossibilidade de regularização da multa. “Pensamos no melhor para todos, tanto para os consumidores – que teriam mais disponibilidade de vagas – quanto para os comerciantes, que receberiam mais clientes – já que alguns reclamam desistir das compras por falta de vagas para estacionar no centro. Tivemos o apoio da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), mesmo assim a ideia parece não ter agradado à maioria”, comentou Pozzobom.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Por esses motivos, o prefeito resolveu abortar a ideia de implantar o rotativo provisório. “Vamos centrar esforços na aprovação da nova lei da Zona Azul e a contratação definitiva de uma empresa para operar o sistema, com a fiscalização realizada pelos nossos agentes de trânsito”, explicou, o que prevê que seja definido no início do ano que vem.

Pozzobom lamentou a situação, principalmente porque nesta época Umuarama recebe muitos visitantes de outras regiões, potenciais consumidores para o comércio local, que ajudam a aquecer a economia. No seu entender, a rotatividade de vagas favoreceria as compras.

“Os comerciantes reclamam perder negócios porque alguns clientes não encontram espaço para estacionar e desistem das compras. Seria necessário o apoio de todos para que o sistema funcionasse a contento, mesmo que de forma provisória. Como não foi possível, desistimos do projeto”, acrescentou.

Dificuldades

Entre as razões, Pozzobom lembrou que não havia cartões disponíveis e nem tempo hábil para a confecção, apesar da ajuda oferecida pela Aciu. Houve divergências quanto à eficiência do sistema e questionamentos sobre benefícios e prejuízos aos usuários – já que não haveria aviso de irregularidade e os infratores seriam multados conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“Diante destas dificuldades, vamos nos concentrar na instalação do rotativo definitivo, com a nova lei e a licitação que vai contratar a empresa responsável pelo sistema”, reforçou Pozzobom.

Os agentes de trânsito continuarão fiscalizando a utilização de vagas especiais e demais irregularidades cometidas por condutores no trânsito. Eles contam com base legal para trabalhar, receberam o treinamento necessário e estão qualificados para a função, independentemente do estacionamento rotativo.

“A contratação deles ocorreu não apenas em virtude da Zona Azul, mas para fiscalizar o cumprimento do CTB e melhorar o trânsito como um todo, contribuindo com o trabalho da Guarda Municipal e da Polícia Militar”, acrescentou o prefeito.

A atuação dos agentes tem base no parágrafo 4º, artigo 280 do CTB, que diz que “O agente da autoridade de trânsito competente para lavrar o auto de infração poderá ser servidor civil, estatutário ou celetista ou, ainda, policial militar designado pela autoridade de trânsito com jurisdição sobre a via no âmbito de sua competência”, e também em resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

A opção pela contração por PSS foi feita em razão da necessidade emergencial existente à época, bem como para verificar a funcionalidade do sistema, o número de agentes necessários e outros critérios para fundamentar o concurso, que já está sendo providenciado, de acordo com o prefeito.

Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.

Veja também

Festa com som alto durante madrugada termina com três presos

Na madrugada desta segunda-feira (19) por volta das 02h30 a equipe PM se...

Após ser agredido homem tem celular roubado próximo a rodoviária

Por volta das 22h10 foi realizado o atendimento de ocorrência de roubo na...

Motociclista embriagado provoca acidente em Umuarama

Na noite deste domingo (18) equipes do 25º Batalhão deram atendimento a ocorrência...

Motociclista morre em colisão com carreta na PR-323 em Umuarama

Antônio Rufino dos Santos e 53 anos, morreu em um grave acidente na...

Mais notícias

Criança morre após ser ejetada de veículo que capotou em Guaíra

No final da tarde de domingo (18), por volta das 18h15, o Corpo de Bombeiros de Guaíra,...

Grávida sofre crise convulsiva e ela e o bebê morrem em Cascavel

Uma mulher grávida de 35 semanas morreu após sofrer uma crise de convulsão na noite de sábado...

Excesso de ciúmes motivaram fim de noivado de Luan Santana e Jade

O excesso de ciúmes de Jade Magalhães e a proximidade de Luan Santana e Giulia Be motivaram...

Bob Esponja: O Incrível Resgate chega ao Brasil pela Netflix em novembro

Bob Esponja: O Incrível Resgate, novo filme do clássico personagem da Nickelodeon, será lançado diretamente na Netflix. O longa,...