Fronteira: Salto del Guairá está prestes a declarar catástrofe econômica

AnuncieAqui 730x240 1

Fronteira: Salto del Guairá está prestes a declarar catástrofe econômica

No início da pandemia, a variação era de 4 reais por dólar; agora está chegando a 6 reais por unidade da moeda americana.

A Associação MPME – Micro, Pequenas e Médias Empresas (Mypes) está preparando um projeto que declara a cidade de Salto del Guairá como uma “catástrofe econômica”, como resultado do fechamento da fronteira e da falta ajuda do governo à sobrevivência. As agências bancárias, uma a uma, estão deixando a cidade. 

Segundo os líderes da MPME, a situação financeira é insustentável, considerando que a economia da cidade depende 80% do comércio de fronteiras, totalmente paralisada pelo fechamento da fronteira. Dezenas de famílias estão indo da cidade para o interior, em busca de sobrevivência que está se tornando cada vez mais difícil em Salto, dizem eles. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

“O Fundo de Garantia do Paraguai (Fogapy) é uma grande mentira para o povo de Salto; as dívidas que contraímos estão nos encolhendo. A ANDE, em vez de nos ajudar, amplia nossas contas e, entretanto, somos forçados a colocar em quarentena. Esta cidade está morrendo comercialmente e você não percebe”, disse Victor Stanley, líder das MPME, em uma mensagem às autoridades nacionais. 

FC4LMZQ2CVAQLKHLKUZHOPN7AI
Foto: ABC Color

Como medida, ocorreu um buzinaço na tarde deste domingo (07). Mais de 2.000 veículos participaram. Os comerciantes mantêm constantes reuniões on-line com as autoridades da região, para discutir a situação econômica premente e procurar uma saída. Eles se encontraram com o governador de Canindeyú, César Ramírez, e representante do município e da Diretoria.

Outra equipe, liderada por Arnaldo Villalba, está trabalhando na elaboração do projeto de declaração de catástrofe econômica, além do uso de material audiovisual para demonstrar em números e imagens a realidade da capital de Canindeyú.“Não só os comércios estão quase todos fechados. Na próxima semana, a segunda agência bancária fecha […].

Primeiro, foi o Banco Atlas e agora o Banco Familiar está saindo. E eles não serão os últimos”, lamentou. Com o fechamento dos shoppings, milhares de empregos formais foram perdidos, além de milhares de outras ocupações informais e de pequenas empresas. A situação é agravada ainda mais pelo forte declínio do real em relação ao dólar.

No início da pandemia, a variação era de 4 reais por dólar; agora está chegando a 6 reais por unidade da moeda americana, praticamente extinguindo a vantagem comparativa de vir comprar no Paraguai. Para a terça-feira (09), aguarda-se a chegada de uma comitiva do governo para analisar a situação e propor possíveis saídas.

O grupo é liderado pelo ministro Euclides Acevedo, do Interior; e Liz Cramer, da Indústria e Comércio.

Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.

Veja Também

Imigrantes achados mortos em contêiner pensavam que iam para Itália

Os sete imigrantes encontrados mortos dentro de contêiner de fertilizantes em Assunção, no Paraguai, pretendiam...

Polícia paraguaia desmonta laboratório de produção de maconha gourmet

Por meio de operação realizada em Assunção e também em Fernando de La Mora, na...

Sócio de shopping é encontrado morto em Salto Del Guairá

Foi localizado na manhã desta quarta-feira (16) por autoridades paraguaias o corpo do empresário Cristóbal...

Criança é resgatada em alto-mar montada em boia de unicórnio

Uma cena inusitada e preocupante viralizou, nessa terça-feira (25), nas redes sociais. O motivo: uma garotinha...

Mais Notícias

Inter humilha São Paulo no Morumbi e volta à liderança do Brasileiro

A noite de quarta-feira (20) foi mágica para o Inter no Morumbi. No mesmo estádio em que o Colorado...

Morador da Região morre em acidente na BR-158, em Palmital

Um acidente foi registrado na manhã desta quarta-feira (20), na BR 158 na ponte do Rio Piquiri, em Palmital,...

Adolescente de 16 anos é encontrado com tiro na cabeça, em Goioerê

Um jovem de 16 anos ficou gravemente ferido, após ser baleado por um disparo de arma de fogo na...

Palmeiras goleia Corinthians e segue sonhando com título brasileiro

Em partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Corinthians jogaram no início da noite desta segunda-feira...