Rússia anuncia primeira vacina no mundo contra o novo coronavírus

AnuncieAqui 730x240 1

Rússia anuncia primeira vacina no mundo contra o novo coronavírus

Decisão é questionada e a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu o cumprimento dos protocolos e dos regulamentos.

O presidente Vladimir Putin anunciou nesta terça-feira (11) que a Rússia registrou a primeira vacina do mundo contra o novo coronavírus. Ele garantiu que sua filha já tomou a vacina e que ela estará disponível a partir de janeiro. A decisão é questionada e a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu o cumprimento dos protocolos e dos regulamentos.ebcebc

O Ministério da Saúde russo deu a aprovação regulatória para o produto, desenvolvid pelo Instituto Gamaleya de Moscou, após menos de dois meses de iniciados os testes em humanos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

“Esta manhã foi registrada, pela primeira vez no mundo, uma vacina contra o novo coronavírus”, disse Putin durante reunião com membros do governo.

De acordo com o presidente, o produto é “eficaz” e superou todas as provas necessárias, além de permitir uma “imunidade estável” face à covid-19. Putin garantiu também que uma das suas duas filhas já recebeu uma dose e que se está se sentindo bem.

“Uma das minhas filhas tomou a vacina”, afirmou. “Dessa forma, ela participou da experiência. Depois da primeira vacinação, ela teve 38 graus de febre, no dia seguinte 37, e foi apenas isso”.

A Rússia espera agora poder iniciar a aplicação em massa, mesmo que estejam ocorrendo ainda testes clínicos para comprovar a segurança da vacina. As autoridades russas já tinham anunciado que os profissionais de saúde, professores e outros grupos de risco serão os primeiros a serem imunizados.

A vice primeira-ministra da Rússia, Tatyana Golikova, disse que a vacina vai começar a ser administrada a profissionais de saúde, a partir de setembro, e que estará disponível ao público em geral a partir de 1º de janeiro de 2021.

Decisão questionada

Muitos cientistas, no entanto, na Rússia e em outros países, questionaram a decisão de registrar a vacina antes que sejam completada a chamada Fase 3 do estudo – que, por norma, demora vários meses, envolve milhares de pessoas e é a única forma de provar que a vacina experimental é segura e funciona.

Nas últimas semanas, muitos cientistas expressaram preocupação com a velocidade em que estava sendo desenvolvida a vacina. A Organização Mundial da Saúde pediu “diretrizes claras” para o tratamento e o cumprimento dos protocolos e dos regulamentos em vigor. 

Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.

Veja Também

Imigrantes achados mortos em contêiner pensavam que iam para Itália

Os sete imigrantes encontrados mortos dentro de contêiner de fertilizantes em Assunção, no Paraguai, pretendiam...

Polícia paraguaia desmonta laboratório de produção de maconha gourmet

Por meio de operação realizada em Assunção e também em Fernando de La Mora, na...

Sócio de shopping é encontrado morto em Salto Del Guairá

Foi localizado na manhã desta quarta-feira (16) por autoridades paraguaias o corpo do empresário Cristóbal...

Criança é resgatada em alto-mar montada em boia de unicórnio

Uma cena inusitada e preocupante viralizou, nessa terça-feira (25), nas redes sociais. O motivo: uma garotinha...

Mais Notícias

Inter humilha São Paulo no Morumbi e volta à liderança do Brasileiro

A noite de quarta-feira (20) foi mágica para o Inter no Morumbi. No mesmo estádio em que o Colorado...

Morador da Região morre em acidente na BR-158, em Palmital

Um acidente foi registrado na manhã desta quarta-feira (20), na BR 158 na ponte do Rio Piquiri, em Palmital,...

Adolescente de 16 anos é encontrado com tiro na cabeça, em Goioerê

Um jovem de 16 anos ficou gravemente ferido, após ser baleado por um disparo de arma de fogo na...

Palmeiras goleia Corinthians e segue sonhando com título brasileiro

Em partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Corinthians jogaram no início da noite desta segunda-feira...