UMUARAMA/ PR

Operação Juranda desmantela quadrilhas suspeitas de tráfico de drogas

Operação Juranda desmantela quadrilhas suspeitas de tráfico de drogas

Ação conjunta teve o objetivo desmantelar pelo menos dois grupos criminosos suspeitos de tráfico de drogas na região.

A “Operação Juranda”, desencadeada na manhã desta quinta-feira (02), em conjunto entre a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Ministério Público do Paraná, resultou na detenção de 33 pessoas, além de um adolescente, no centro-oeste paranaense. A ação conjunta teve o objetivo desmantelar pelo menos dois grupos criminosos suspeitos de promoverem o tráfico de drogas na região.

De acordo com informações do 11º Batalhão da Polícia Militar (11º BPM), que atuou na operação, esta foi uma das maiores ações já realizadas contra este tipo de crime na região. Mais de 170 policiais militares e civis, distribuídos em cerca de 40 viaturas, participaram do cumprimento de 51 mandados de busca e apreensão e outros 25 de prisão.

Na ocasião, foram apreendidos quatro quilos de drogas, entre maconha (1,8 quilo), cocaína (1,8 quilo) e crack (380 gramas), R$ 33 mil em espécie, quatro armas de fogo e 33 munições. Em posse dos suspeitos, ainda foram encontradas cinco balanças de precisão, além de oito cadernos com anotações, referentes a ações criminosas.

Dentre os 33 encaminhados, estavam 11 mulheres e o adolescente. De acordo com o relato dos policiais militares que participaram da ação, integrantes do grupo também são suspeitos de  envolvimento em outros crimes, como associação criminosa e prostituição.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em oito municípios: Campo Mourão, Mamborê, Janiópolis, Ubiratã, Juranda, Goioerê, Boa Esperança e Ivaté.

As investigações, que já ocorriam há pelo menos seis meses, foram conduzidas pelo Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Ubiratã, em parceria com o 11° Batalhão de Polícia Militar (11º BPM) e com a Delegacia de Policia Civil do município.

Segundo os policiais militares que participação da ação, a apuração do caso que desencadeou a Operação Juranda possibilitou aos agentes o mapeamento das movimentações do grupo e a identificação do núcleo da quadrilha.

As 39 pessoas detidas e todos os materiais ilícitos apreendidos durante o cumprimento dos mandados foram encaminhados para as delegacias da Polícia Civil de Ubiratã, Campo Mourão, Juranda e Mamborê, e ficam à disposição da justiça.

Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.

Veja também

Paraná abre vagas para bolsistas atuarem na Polícia Científica

O Governo do Estado anuncia novas vagas para profissionais e estudantes da área...

Hospital de Curitiba inicia teste de vacina chinesa contra coronavírus

Mais cinco centros de pesquisa do país vão dar início ainda esta semana...

Reaberta as inscrições para o concurso da PM-PR com 2,4 mil vagas

O concurso da PM-PR (Polícia Militar do Paraná) teve o período de inscrições reaberto nesta terça-feira (4)....

Motociclista morre após colidir na traseira de Fiat Uno na BR-277 em Cascavel

Mais uma pessoa morreu em acidente no perímetro urbano da BR-277 em Cascavel....

Projota lança o clipe “Sai De Rolê”, com participação de Cynthia Luz

O clipe de “Sai de rolê”, de Projota em parceria com Cynthia Luz, já...

Mumuzinho apresenta o álbum “Live do Mumu ” extraído de sua primeira Live

Referência no mundo do samba, Mumuzinho lança hoje seu EP1, intitulado “Live”. O...

Procon divulga preços de combustíveis, cesta básica e gás de cozinha

Após levantamento realizado no comércio, nos últimos dias, o Procon de...

Paraná abre vagas para bolsistas atuarem na Polícia Científica

O Governo do Estado anuncia novas vagas para profissionais e estudantes...