UMUARAMA/PR

Secretaria de Saúde confirma 13 casos de sarampo no Paraná em 2019

Secretaria de Saúde confirma 13 casos de sarampo no Paraná em 2019

O estado do Paraná estava há 20 anos sem registrar casos de sarampo.

A Secretaria de Estado da Saúde informa que aumentou para 13 os casos confirmados de sarampo até esta quarta-feira. O Informe Epidemiológico número quatro, divulgado nesta quinta (19), indica que 147 casos estão em investigação e um grupo de 20 pacientes já tiveram os exames negativos para a doença. Dos quatro novos casos confirmados um é de Curitiba, dois de Maringá e um de Ponta Grossa, com faixa etária de todos entre 20 e 29 anos.

“Embora todos os 13 casos sejam importados, sendo que 12 pessoas viajaram para São Paulo e uma para Santa Catarina, a circulação do vírus está acontecendo e ampliando o seu território no Estado. Por isso é importante estar vacinado”, alertou o secretário de estado da saúde, Beto Preto.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Os municípios que tiveram pacientes com registros de sarampo confirmados são Campina Grande do Sul, Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Rolândia e Jacarezinho. Curitiba aparece no informe com o maior número de casos – são sete confirmações. Em Maringá são dois pacientes e nos demais municípios uma confirmação.

A maior incidência de sarampo incide na faixa de idade entre 20 e 29 anos, com oito casos confirmados. Na faixa etária entre 40 e 49 anos estão confirmados dois casos. Entre 10 e 19 anos, 30 e 39 anos e 50 a 59 anos foi confirmado um caso em cada faixa de idade.

Até o início de agosto, o Paraná estava há 20 anos sem registro da doença. O último caso antes de 2019 aconteceu em 1999, remanescente do surto ocorrido no ano anterior. Em 1998 houve 873 casos no Paraná e um óbito decorrente de complicações da doença.

Vacinação

A vacina contra o sarampo é gratuita e faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. A secretaria estadual orienta a população para que fique atenta às datas da carteira de vacinação e aos registros de doses.

Todas as Unidades de Saúde Básica no Paraná têm doses da vacina contra o sarampo. Para recebâ-la basta ir até uma delas levando um documento com foto e a carteira de vacinação, caso tenha.

Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.

# Veja Também

UEM abre inscrições para o vestibular EAD nesta quarta-feira

A UEM abre, nesta quarta-feira (21) o prazo de inscrição para o Vestibular...

Jovem de 19 anos é morto a tiros dentro de casa, em Maringá

Um jovem de 19 anos foi morto a tiros dentro da casa onde...

Criança morre após ser ejetada de veículo que capotou em Guaíra

No final da tarde de domingo (18), por volta das 18h15, o Corpo...

Grávida sofre crise convulsiva e ela e o bebê morrem em Cascavel

Uma mulher grávida de 35 semanas morreu após sofrer uma crise de convulsão...

# Mais Notícias

Três pessoas são baleadas durante festa, duas morreram

Dois homens, sendo de iniciais V.S.L de 26 anos e A.L.B de 35 anos, foram mortos a...

Mano Walter lança clipe da inédita “Vai Galopando” nesta sexta (23)

Precursor em enaltecer a figura do homem do interior ao trazer o tema das vaquejadas para suas...

Cleber & Cauan lança o clipe da música “Viajante de Corações”

Cleber & Cauan apresentam nesta sexta-feira (23), pela Som Livre, o clipe da faixa "Viajante de Corações", lançada no...

‘Enquanto a Cidade Dorme’ novo clipe da banda Veja Luz; veja aqui

A banda Veja Luz foi às ruas, na noite paulistana, para gravar as cenas do vídeo clipe...