UMUARAMA/PR

Frigorífico de aves retoma produção e cria empregos em Rondon

Frigorífico de aves retoma produção e cria empregos em Rondon

Paralisada desde 2016, a empresa começou a operar neste mês de novembro e já contratou 400 pessoas.

A cidade de Rondon, está ganhando novas vagas de emprego com a retomada de atividades da unidade local do frigorífico Averama. Paralisada desde 2016, a empresa começou a operar neste mês de novembro e já contratou 400 pessoas. A previsão é chegar a 500 até o fim do ano e atingir 1.500 a partir de 2020.

Nesta quinta-feira (28), o governador Carlos Massa Ratinho Junior participou da solenidade de reinauguração do frigorífico e destacou a importância das iniciativas que resultam em novas oportunidades para a população. “O emprego é o melhor projeto social que existe. Nós atuamos como um Governo amigo de quem produz e cria emprego e renda”, afirmou.

JAJA5301 cpia
Foto: Agência Estadual
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O Paraná, disse ele, vive um bom momento no mercado de trabalho. Em outubro, o Estado teve crescimento no número de vagas pelo sétimo mês consecutivo, abrindo 7.406 postos de trabalho.

Nos primeiros dez meses, de janeiro a outubro, foram abertas 66,9 mil novas vagas”, disse o governador. Esse desempenho posicionou o Estado entre os que mais criaram empregos no País. “Isso é resultado da coragem dos empresários de investir”, afirmou.

Ratinho Junior também citou a criação, pelo Governo do Estado, do programa Cartão Futuro, que se destina a incentivar a abertura de vagas para 20 mil jovens de 14 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social. Um dos objetivos do programa é incentivar as micro e pequenas empresas a contratar aprendizes. Para isso, o Governo do Estado vai subsidiar parte dos vencimentos, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza.

Parceria

A retomada da Averama em Rondon se deu a partir de uma parceria operacional com a Jaguafrangos, de Jaguapitã, que arrendou a unidade. A Averama, que tem unidade também em Umuarama, havia paralisado as atividades em 2016, em plena crise econômica nacional.

Para o presidente da Averama, Célio Baptista Martins Filho, a geração e distribuição de renda são fundamentais na região. “A instalação de empresas aqui é mais rara, em função da distância de grandes centros do Estado”, disse ele. “O frango traz benefícios para toda a região, com a mão de obra e o transporte de municípios vizinhos”, complementou o presidente da Jaguafrango, Sidiney Baltazari.

A Jaguafrangos atua no mercado avícola há cerca de 30 anos. Já a Averama tem diversas atividades relacionadas à cadeia do frango em Rondon e Umuarama. Através do arrendamento, a Jaguarama assume um turno de abate de aves na unidade da Averama em Rondon.

Impacto

O prefeito de Rondon, Ailton Valloto, comemorou a abertura de novas vagas e enfatizou o impacto que os empregos têm sobre a vida e a economia da cidade. “Quando a empresa fechou, o município perdeu 800 empregos e isso enfraquece todas as áreas”, disse. “O impacto é na saúde e na educação, mas especialmente no desgaste da população, que tem que pegar um ônibus todo dia para trabalhar em outro município”, contou.

As novas vagas foram intermediadas pela Agência do Trabalhador de Rondon. “O trabalho da agência foi base fundamental para a contratacão desse pessoal”, disse o prefeito. O secretário do Desenvolvimento e Trabalho de Rondon, Rafael Oliveira Saul, disse que a maioria dos contratados – cerca de 85%, é do próprio município. Os demais são de cidades próximas. “Isso vai dar um retorno a curto prazo para a economia do município, com a geração de renda. Esse fim de ano será melhor”, disse.

Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.

Veja também

Morte de jovem em Mariluz pode ter motivação passional

Luciano Barbosa de Lima, de 32 anos, conhecido como Nico, ocorrida por volta...

PRF apreende carro recheado de maconha em Alto Paraíso

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu no início da madruga de quinta-feira...

Três homens são presos, após tentarem fugir da PM em Mariluz

Três homens, que ocupavam um veículo Vectra, foram presos em Mariluz. De acordo...

Raio mata 10 cabeças de gado na área rural de Ouro Verde Alto

O forte temporal que passou na noite desta quarta-feira (14) deixou prejuízo em...

Mais notícias

Criança morre após ser ejetada de veículo que capotou em Guaíra

No final da tarde de domingo (18), por volta das 18h15, o Corpo de Bombeiros de Guaíra,...

Grávida sofre crise convulsiva e ela e o bebê morrem em Cascavel

Uma mulher grávida de 35 semanas morreu após sofrer uma crise de convulsão na noite de sábado...

Excesso de ciúmes motivaram fim de noivado de Luan Santana e Jade

O excesso de ciúmes de Jade Magalhães e a proximidade de Luan Santana e Giulia Be motivaram...

Bob Esponja: O Incrível Resgate chega ao Brasil pela Netflix em novembro

Bob Esponja: O Incrível Resgate, novo filme do clássico personagem da Nickelodeon, será lançado diretamente na Netflix. O longa,...